Um procedimento cirúrgico considerado raro no mundo foi realizado com sucesso no Acre e salvou a vida de Odair Mendes Peixoto, de 43 anos, pequeno agricultor morador da zona rural de Xapuri. Ele foi atingido acidentalmente por um disparo de rifle calibre 22 que atravessou o braço e chegou até o coração. A cirurgia ocorreu no Pronto-Socorro de Rio Branco.
O acidente aconteceu na tarde do último dia 3 de julho. Segundo Odair, ele viu uma ave que acreditava ser um gavião rondando o galinheiro da propriedade e pegou o rifle para espantá-la. Como a ave não atacou as galinhas, decidiu guardar a arma. Foi nesse momento que o rifle escorregou de um estrado de madeira e disparou.
“Eu deixei o rifle em cima de um estrado de madeira, mas ele escorregou e disparou em mim. Só senti uma queimação muito grande. Não tinha a mínima ideia de que a bala tinha ido parar no meu coração”, contou o agricultor.
Odair foi socorrido e levado ao Pronto-Socorro da capital, onde exames apontaram que o projétil estava alojado no saco pericárdico — membrana que envolve o coração. O risco era altíssimo: a cada batida do coração, ele perdia sangue.
“O projétil ficou alojado em uma área do coração chamada de saco pericárdico. A cada batimento, ele estava perdendo sangue e isso poderia levá-lo à morte, se nada fosse feito”, explicou o cirurgião cardíaco Fábio Rueda, responsável pela operação.
A cirurgia de emergência durou cerca de três horas e envolveu uma equipe com 11 profissionais. Rueda, que tem vasta experiência, afirmou que nunca havia passado por situação parecida.
“Já participei de milhares de cirurgias, mas esta foi a primeira vez que retirei uma bala do coração de um paciente. É um procedimento raro no mundo. Foi extremamente desafiador, porque foge totalmente da rotina”, destacou.
Odair recebeu alta médica neste domingo (13) e segue se recuperando bem. Nesta segunda-feira (14), ele recebeu a visita do médico que liderou a cirurgia. Emocionado, agradeceu à equipe: “Quero agradecer ao doutor e toda a equipe. Se não fossem Deus e eles, eu não estaria aqui. Eu nasci de novo”.