As regiões do Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva) acordaram para o primeiro dia do ano sob as características típicas do clima tropical, marcado por calor, sol e a possibilidade de chuvas pontuais. Algumas dessas precipitações podem ganhar intensidade, trazendo consigo a ocorrência de temporais em áreas específicas.
Na parte leste e sul do estado do Acre, abrangendo as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a população experimenta um dia quente e abafado, com a presença do sol, nuvens e chuvas isoladas. Existe uma média probabilidade de chuvas fortes nessas localidades, com os ventos predominando das direções norte, noroeste e nordeste, apresentando intensidade entre fracos e calmos.
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, localizadas no centro e oeste do estado, a situação climática é semelhante, com um cenário de tempo quente e abafado. O sol brilha entre nuvens, e chuvas pontuais podem ocorrer, com média probabilidade de intensificação. Os ventos nessas áreas também sopram entre fracos e calmos, predominantemente das direções norte, noroeste e nordeste.
Essas condições meteorológicas são típicas do início do ano, quando as áreas amazônicas e regiões vizinhas experimentam um padrão climático marcado por altas temperaturas e instabilidades que propiciam o desenvolvimento de chuvas pontuais. Moradores dessas regiões devem ficar atentos às variações climáticas e adotar medidas preventivas diante da possibilidade de chuvas mais intensas e temporais localizados.