Como começar uma criação de codornas

O Márcio Solin, de Novo Horizonte (SP), quer começar uma criação de codornas e perguntou se existe alguma cartilha para se orientar.
O Globo Rural te indica um material gratuito da Universidade Federal de Viçosa (MG) sobre a produção dessas aves, tanto para carne quanto para ovos.
A cartilha traz orientações sobre como instalar a granja, organizar os galpões e cuidar das codornas. 📲 Acesse aqui
Receita de biofertilizante caseiro
Nós também temos uma dica de biofertilizante sugerido pelo agrônomo Cleiton Oliveira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais:
Você vai precisar de um tambor de 200 litros;
Separe 40 litros de esterco fresco de gado e 40 litros de outro esterco fresco – pode ser de frango, de galinha ou cama de frango. Misture tudo no tambor. Junte 5 quilos de cinza peneirada de fogão a lenha ou de madeira;
Acrescente 5 quilos de açúcar cristal, que serve como substrato para que os microrganismos presentes no biofertilizante possam se multiplicar;
Coloque também 3 quilos de termofosfato magnesiano – o termofosfato vai fornecer fósforo, cálcio e magnésio.
Depois, acrescente:
30 gramas de ácido bórico;
70 gramas de sulfato de cobre;
140 gramas de sulfato de manganês;
60 gramas de sulfato de zinco.
Complete com água, misture e deixe fermentar por 40 dias. O tambor deve ficar fechado nesse período.
Durante esse tempo, mexa a mistura duas vezes por dia na primeira semana e, a partir da segunda, você pode mexer só entre uma e duas vezes na semana. Passados os 40 dias é só diluir – 1 parte da mistura para 9 de água – e aplicar o produto na horta, com um regador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *