Após um treino intenso de corrida, muita gente pensa apenas no merecido descanso. No entanto, o que vai para o prato depois da prática é tão importante quanto o esforço realizado durante a atividade física. Para repor a energia, recuperar os músculos e evitar desgastes, as escolhas estratégicas dos alimentos feitos no pós-treino podem fazer toda a diferença no organismo.
Pensando na importância de criar um plano alimentar eficaz, a coluna Claudia Meireles conversou com o nutricionista Leonardo Dias, que reiterou o impacto de uma refeição equilibrada após “desamarrar os tênis”.
“O foco é a recuperação muscular e a reposição dos estoques energéticos. Carboidratos de boa qualidade ajudam a repor o glicogênio gasto durante a corrida, enquanto as proteínas auxiliam na reparação dos músculos”, explica Leonardo.
Segundo o especialista, as opções para um cardápio para depois da corrida são bastante acessíveis. “Pratos como arroz com frango e legumes ou um pão integral recheado com ovos e abacate são excelentes escolhas. Também é interessante adicionar gorduras boas e fibras, formando uma refeição completa”, recomenda o nutricionista.
Suplementos são ótimos aliados pós-corrida
O uso de suplementos também pode ajudar na recuperação, especialmente para atletas ou corredores com treinos mais intensos. “Whey protein e creatina são excelentes opções no pós-treino. Uma boa receita nesses casos é preparar um shake de frutas com whey protein e sementes”, complementa.
Vitaminas com whey protein são ótimos aliados para quem deseja praticidade
O consumo de água também é parte do processo de recuperação. “A hidratação deve ser constante ao longo do dia, e não apenas antes ou depois do treino. Se possível, é recomendado hidratar-se também durante a corrida, especialmente em treinos mais longos, em dias quentes ou com baixa umidade, quando o risco de desidratação aumenta”, alerta.