Deputado Roberto Duarte critica cortes no BPC e acusa Governo de estelionato eleitoral

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), em pronunciamento na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13), expressou sua indignação em relação aos recentes cortes anunciados pelo governo federal no orçamento da União, especialmente no que diz respeito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Duarte criticou duramente a decisão do governo Lula de cancelar cerca de 670 mil beneficiários do BPC, destacando que essa medida resultará em uma redução de R$ 6,6 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, impactando diretamente idosos e pessoas com deficiência que vivem em extrema pobreza.

“O Benefício de Prestação Continuada é vital para a sobrevivência de pessoas com deficiência e idosos em situação de extrema pobreza”, afirmou Duarte.

Ele ainda classificou a ação do governo como um “estelionato eleitoral”, argumentando que, durante a campanha, Lula prometeu a ampliação do benefício e a valorização dos salários, mas agora está promovendo cortes que podem deixar 11 em cada 100 beneficiários sem qualquer fonte de renda.

Duarte também rebateu a justificativa do governo de que o pente-fino no BPC visa combater fraudes, afirmando: “É uma mentira, absolutamente uma mentira, o argumento de que o pente-fino é para combater fraudes. Se o governo quisesse realmente coibir fraudes, estaria considerando a ampliação dos critérios para novos beneficiários, já que, supostamente, haveria pessoas saindo e espaço fiscal sendo aberto.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *