Três deputados federais do Acre assinaram o requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar possíveis fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
Os deputados Coronel Ulysses e Eduardo Velloso, ambos do União Brasil, e Roberto Duarte, do Republicanos, aderiram ao pedido, que foi protocolado na última quarta-feira (30) por parlamentares da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os demais representantes acreanos na Câmara não se manifestaram sobre o tema em suas redes sociais.
A CPI tem como objetivo apurar denúncias sobre deduções indevidas nos contracheques de beneficiários da Previdência Social. A iniciativa recebeu o apoio de 185 deputados, incluindo nomes de partidos da base governista como União Brasil, PP, Republicanos, MDB e PSD.
No Senado, o acreano Alan Rick (União Brasil) também assinou o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o mesmo propósito. A proposta ainda está em fase de coleta de assinaturas e contará com a participação de deputados e senadores. Os demais senadores do Acre ainda não se posicionaram publicamente sobre o assunto.