O detento Frank Sapate da Silva Araújo, condenado a cerca de 20 anos de prisão por crimes contra mulheres, compareceu nesta quinta-feira, 13, à audiência de instrução e julgamento na 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Criminal de Rio Branco. Ele responde pela acusação de tentativa de homicídio contra sua ex-companheira, ocorrida em maio de 2023, no bairro São Francisco, na capital acreana.
Conforme a denúncia do Ministério Público, o réu atirou contra a vítima e, em seguida, tentou incendiá-la com um líquido inflamável, porém as chamas não se alastraram. O promotor Ildo Maximiano Neto ressaltou que Araújo já possuía um histórico de violência doméstica e não aceitava o término do relacionamento.
O juiz Robson Ribeiro Aleixo estabeleceu um prazo para que defesa e acusação apresentem suas alegações finais antes de decidir se o réu será levado a julgamento pelo Tribunal do Júri.
O Ministério Público também destacou que Frank Sapate já foi condenado anteriormente por crimes graves contra mulheres. Ele recebeu uma pena de 5 anos e 5 meses de prisão por sequestrar e ameaçar uma ex-companheira, uma enfermeira que, tempos depois, cometeu suicídio na Fundação Hospital do Acre. Além disso, foi sentenciado a 11 anos de reclusão por estupro e pela divulgação de imagens íntimas da mesma mulher que tentou incendiar.