Dia ‘D’: mutirão de vacinação contra o sarampo é antecipado em Cruzeiro do Sul após alerta de surto na Bolívia


Cruzeiro do Sul prepara dia D de vacinação contra o sarampo
Diante do alerta de surto de sarampo na Bolívia, país que faz fronteira com o Acre, a Saúde de Cruzeiro do Sul, no interior, decidiu antecipar o Dia D de vacinação contra a doença. Inicialmente programada para 26 deste mês, a ação foi remarcada para esta terça-feira (15) como forma de reforçar a prevenção diante do risco de reintrodução do vírus na região.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O Acre emitiu um alerta no último dia 8 reforçando medidas de prevenção para evitar casos de sarampo no estado, após o aumento registrados da doença na Bolívia. Até o momento, não há casos confirmados da doença no estado acreano.
A antecipação foi anunciada pela coordenadora de imunização do município, Thayana Silva, em entrevista à Rede Amazônica Acre nesta segunda (14). Ela explicou que o aumento do fluxo turístico em Cruzeiro do Sul, aliado à situação epidemiológica no país vizinho, acendeu um alerta local.
“Vamos fazer a vacinação em todas as UBS [Unidades Básicas de Saúde ] funcionando em horário normal”, informou.
As Unidades Básicas de Saúde da zona urbana vão funcionam das 7h às 17h, com fluxo normal. Já as unidades da zona rural atendem até 13h, conforme rotina habitual.
Vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
Apesar de o Acre não registrar casos confirmados de sarampo desde 2020, o alerta do Ministério da Saúde é para que os estados reforcem a cobertura vacinal, especialmente em regiões de fronteira e com baixa adesão nos últimos anos.
A mobilização em Cruzeiro do Sul ocorre em paralelo à campanha iniciada na capital, que recebe nesta terça uma equipe do Ministério da Saúde para monitorar a cobertura vacinal e reforçar as estratégias de imunização. A equipe federal também acompanha a atuação no Juruá.
A campanha segue o calendário nacional e é direcionada a públicos específicos. Devem receber a vacina:
Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias: dose zero;
Pessoas de 1 a 29 anos: reforço ou atualização do esquema vacinal, conforme a situação da caderneta.
Quem já estiver com a vacinação em dia, com as duas doses registradas, não precisa se vacinar novamente. “Pedimos que a população procure as UBS com a carteirinha de vacinação em mãos. Assim, conseguimos avaliar se há necessidade de tomar a dose ou não”, orientou Thayana.
Sinais e sintomas do sarampo:
Febre alta;
manchas vermelhas;
tosse seca;
irritação nos olhos (conjuntivite);
nariz escorrendo (coriza) ou entupido.
Reveja os telejornais do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *