A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, foi palco da emocionante última missa do ano, realizada pela Igreja Apostólica Romana na noite de domingo, 31 de dezembro. Centenas de fiéis se reuniram para participar da tradicional Missa de Ação de Graças, marcando a passagem do ano de 2023 para o ano de 2024. O ato solene foi presidido pelo Bispo Dom Joaquim Pertinez.
O representante da Diocese da capital, padre Emanuel Costa, compartilhou o foco da celebração, que girou em torno da veneração à Nossa Senhora de Nazaré. “Vamos honrar a figura de Maria, mãe de Jesus, porque amanhã é a solenidade Nossa Senhora Mãe de Deus”, revelou, transmitindo a mensagem da igreja aos católicos.
O padre Emanuel também deixou uma mensagem de esperança e fé para o novo ano. “Que tenhamos esperança de um mundo melhor para as pessoas. A mensagem que eu deixo é que 2024 seja um ano sustentado na fé. A chama tem que se manter viva no coração dos fiéis, porque nós recebemos de Deus a virtude da esperança, com isso, ela pode ter o amor por um mundo mais fraterno como um valor a ser conquistado”, comentou, ressaltando a importância da fé como guia para a construção de uma sociedade mais justa e amorosa.
A missa teve início às 19h e atraiu mais de 600 pessoas, segundo estimativas da organização da igreja na capital. A Missa em Ação de Graças é uma cerimônia especial na qual os devotos expressam sua gratidão a Deus e solicitam ao sacerdote que celebre a missa por graças alcançadas. O evento encerrou o ano de 2023 em um clima de espiritualidade e união, lançando votos de esperança e bênçãos para o ano que se inicia.