A Secretaria Nacional de Defesa Civil publicou nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU) a portaria 2.977, que reconhece a situação de emergência nos 22 municípios do Acre devido a incêndios florestais.
O governo está operando um gabinete específico para lidar com os efeitos da seca extrema que atinge o estado e está em busca de soluções para a crise hídrica. Além disso, diversas forças e instituições foram mobilizadas para uma grande operação conjunta de combate às queimadas e ao desmatamento.
Muitas cidades do Acre estão cobertas pela fumaça, que não vem apenas do próprio estado, mas também de áreas do Amazonas, Rondônia e Bolívia. No entanto, os focos de calor têm aumentado significativamente em território acreano.
A seca não só favorece os incêndios, mas também encarece os insumos. Em Marechal Thaumaturgo, de acordo com a prefeitura local, itens da cesta básica, gás de cozinha e combustíveis têm preços muito acima da média nacional devido à impossibilidade de navegação no Rio Amônia nesta época do ano.