Na sessão desta terça-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo), destacou a expectativa dos servidores públicos e dos aprovados em concursos em relação à divulgação do relatório quadrimestral de gastos do governo. O documento deve ser encaminhado ainda este mês ao Parlamento e servirá como base para avaliar a situação financeira do Estado, especialmente no que diz respeito a contratações e reajustes salariais.
O parlamentar alertou para o fato de que o Acre se encontra atualmente 0,5% acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que restringe novas admissões. Mesmo assim, ele defendeu prioridade para os concursados que aguardam nomeação e para a valorização salarial das categorias já em atividade.
“Já digo aqui a minha posição mais uma vez: não é aumentar cargos comissionados, não é aumentar secretarias, mas sim chamar aqueles que estão esperando no concurso público, como os amigos do IDAF que estão aqui, e também fazer os reajustes necessários para as devidas categorias. Essa é a minha defesa e é isso que eu espero que o governo faça a partir desse relatório”, afirmou.
Ao final de sua fala, o deputado fez dois agradecimentos. O primeiro, a Deus, após ter vivenciado um episódio de risco quando um raio caiu a poucos metros de onde estava, em frente a uma escola no bairro Belo Jardim, em Rio Branco.
O segundo agradecimento foi dirigido à população acreana, pela boa colocação em uma pesquisa de intenção de votos divulgada recentemente. Segundo o levantamento, ele aparece em terceiro lugar na corrida para o governo do Estado e tecnicamente empatado em segundo lugar para o Senado.
“Para quem entrou na política em 2016, panfletando no semáforo e sem utilizar fundo eleitoral, chegar oito anos depois e ver esse reconhecimento é motivo de muita alegria. Isso nos dá mais motivação e gás para continuar trabalhando com dedicação, sempre entregando o melhor ao povo do Acre”, declarou.
O parlamentar concluiu ressaltando que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo Estado, o compromisso com a boa gestão e com os servidores públicos deve prevalecer.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Ismael Medeiros
O post Emerson Jarude defende nomeações de concursados e reajustes salariais em vez de aumento de cargos comissionados apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.