Nesta sexta-feira (9) encerra o prazo para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2022. Este exame avalia os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada, oferecendo a oportunidade de obter a certificação de ensino.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, através do sistema disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo também abrange solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social.
Os responsáveis pedagógicos dos órgãos de administração prisional e socioeducativa devem realizar o cadastramento dos candidatos interessados em participar do exame nas unidades prisionais e socioeducativas dos estados e do Distrito Federal.
Para se inscrever no Encceja, o candidato deve ter pelo menos 15 anos completos na data da prova para o ensino fundamental, e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio.
As provas ocorrerão nos dias 15 e 16 de outubro para os níveis fundamental e médio, respectivamente. A divulgação dos gabaritos está prevista para 28 de outubro, e os resultados finais serão divulgados em 23 de dezembro.
O Encceja PPL mantém o mesmo nível de dificuldade da edição regular, com a diferença de que é aplicado em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos responsáveis. Segundo o Inep, as unidades devem ter condições adequadas para a aplicação segura do exame.
Para o ensino fundamental, as provas incluirão ciências, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística e educação física, e matemática. Já para o ensino médio, serão cobradas questões de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, e suas respectivas tecnologias.