‘Espelho meu, espelho meu’: Utilizadores têm nova pergunta para o ChatGPT

Desde que o ChatGPT foi lançado no final de 2022 que os utilizadores têm usado a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) das mais variadas formas, pensando muitas vezes em problemas ou questões criativas para colocar o ‘bot’ de conversação da OpenAI.

 

O The Washington Post diz agora que há cada vez mais pessoas a recorrer ao ChatGPT para ter uma avaliação do próprio aspeto físico. Estes utilizadores carregam uma fotografia sua e pedem uma avaliação sincera da ferramenta de IA, partilhando posteriormente o resultado nas redes sociais.

A situação é levada um pouco mais além, com os utilizadores em questão a também pedirem dicas para se tornarem mais bonitos e, dado que o ChatGPT procura estas soluções na ‘web’, acabam por ser sugeridos produtos e procedimentos estéticos.

A prática está a levar algumas pessoas a considerar um perigo para a saúde mental dos mais jovens, que podem assim sentir que têm de fazer alterações nos próprios corpos.

“[A IA] apenas ecoa o que vê online e muito do que está lá foi concebido para fazer com que as pessoas se sintam mal consigo próprias e comprem mais produtos”, afirma a analista de comércio da Forrester, Emily Pfeiffer, à publicação norte-americana.

Leia Também: OpenAI quer expandir contas ChatGPT para outras aplicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *