Europeus se reúnem com Irã para debater solução diplomática

Em meio à escalada de tensão no Oriente Médio, ministros das Relações Exteriores de Reino Unido, França e Alemanha se reúnem nesta sexta-feira (20) com o chanceler iraniano Abbas Araghchi , em Genebra, na Suíça, para buscar uma solução diplomática para o conflito entre Israel e Irã.

O encontro, articulado após dias de negociações por telefone, também conta com a presença do chefe de política externa da União Europeia.

A iniciativa europeia acontece enquanto os Estados Unidos sinalizam cautela sobre um possível envolvimento militar direto. O presidente Donald Trump, que havia avaliado a possibilidade de apoiar Israel em ataques a instalações nucleares iranianas, anunciou que só tomará uma decisão nas próximas duas semanas. A Casa Branca reforçou que, por enquanto, a preferência é por uma saída negociada.

As tratativas entre Washington e Teerã seguem delicadas. Um encontro previsto para o último domingo em Omã foi cancelado após o início da ofensiva aérea israelense contra alvos nucleares iranianos. Nesta sexta, Araghchi afirmou à TV estatal iraniana que o país não aceitará negociar enquanto os ataques de Israel continuarem. “Não há espaço para diálogo com qualquer parte até que a agressão pare” , disse o chanceler.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian , reforçou a posição, condicionando qualquer conversa sobre o programa nuclear ao fim imediato dos bombardeios israelenses. Mesmo assim, a Casa Branca confirmou que continua em contato com representantes iranianos, por meio de canais indiretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *