O político Fábio Rueda, do União Brasil, foi nomeado chefe de Representação do governo do Acre em Brasília. A nomeação foi oficializada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial do Acre (DOE).
A nomeação ocorreu duas semanas após a aprovação de um projeto de lei, proposto pelo governo, que recriou este cargo ao desmembrar a Diretoria de Relações Federativas da Secretaria de Estado de Planejamento. O objetivo, conforme o projeto, é fortalecer as articulações entre o governo local e o federal.
Na ocasião, o projeto foi analisado e aprovado pelas comissões de Constituição de Justiça (CCJ), Orçamento e Finanças e Serviço Público da Aleac. A proposta ressaltou que a criação desta Representação do Governo em Brasília não resultaria em aumento da despesa global com pessoal do Poder Executivo.
Rueda, médico especializado em cirurgia geral e cardiovascular, ocupou o cargo de deputado federal por quatro meses após o afastamento de Eduardo Velloso (União), em dezembro de 2023, devido a problemas pessoais. Após o retorno de Velloso, Rueda deixou o cargo em 12 de abril.
Nas eleições de 2022, ele obteve 12.608 votos, ficando como 1º suplente.