Por Redação do Site Amazônia Agora
A próxima quinta-feira, 1º de maio, marca o feriado nacional do Dia do Trabalhador, o que vai provocar mudanças no funcionamento de diversos serviços em todo o país. No Acre, além do feriado da quinta, o governo estadual decretou ponto facultativo na sexta-feira (2), estendendo a folga para os servidores públicos.
Instituído pela Lei nº 662 de 1949, o Dia do Trabalhador é uma das datas comemorativas mais relevantes do calendário brasileiro, sendo reconhecido oficialmente como feriado nacional. No período, apenas serviços essenciais, como hospitais e unidades de urgência e emergência, seguem em funcionamento.
Na capital acreana, algumas unidades de saúde manterão o atendimento mesmo durante o feriado prolongado. As URAPs Roney Meirelles, Hidalgo de Lima, Cláudia Vitorino e Rozangela Pimentel estarão abertas em horário unificado, das 7h às 13h, nos dias 1º (quinta), 2 (sexta) e 3 (sábado). Já as UPAs e o Pronto-Socorro funcionam normalmente, atendendo casos de urgência e emergência.
Os demais órgãos públicos, como a Organização em Centros de Atendimento (OCA) e secretarias estaduais e municipais, estarão fechados na quinta e sexta, retornando às atividades apenas na próxima segunda-feira, 5 de maio.
As agências bancárias também estarão fechadas na quinta-feira (1), conforme orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mas voltam ao funcionamento normal na sexta-feira (2).
Os Correios, por sua vez, suspendem as atividades somente na quinta-feira (1), com o atendimento sendo retomado já no dia seguinte, sexta-feira.