Festival Transamazônico de Cinema LGBTQIAPN+ promove cultura e representatividade em Rio Branco

O Festival Transamazônico de Cinema LGBTQIAPN+ será realizado em Rio Branco entre os dias 25 e 27 de fevereiro, no Cine Teatro Recreio. Em sua terceira edição, o evento acontece de forma presencial e totalmente gratuita, ampliando o acesso à cultura por meio da exibição de curtas, longas-metragens e oficinas.

A cerimônia de abertura está marcada para terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h30, com a participação de ativistas dos direitos humanos e autoridades comprometidas com o avanço da igualdade no Acre. Durante a programação, serão apresentados 12 curtas e 5 longas-metragens que retratam vivências, desafios e conquistas da comunidade LGBTQIAPN+.

Moisés Alencastro, idealizador do festival, destaca a importância da iniciativa: “A arte é um poderoso agente de transformação social. Através dela, buscamos envolver toda a sociedade e compartilhar nossas histórias. Com grande entusiasmo, apresento este projeto ao lado de uma equipe talentosa e diversa”.

O Festival Transamazônico foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), o maior investimento direto já realizado no setor cultural brasileiro, que destina R$ 3,862 bilhões para iniciativas culturais em todo o país.

Com um maior apoio financeiro, nesta edição o festival expandiu suas atividades além da capital, promovendo uma sessão especial em Cruzeiro do Sul nos dias 15 e 16 de fevereiro. Essa expansão visa ampliar a inclusão e descentralizar a cultura, alcançando mais pessoas e fortalecendo o debate sobre direitos e representatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *