FGB esclarece que viagem de servidores para acompanhar quadrilha junina não teve custos públicos

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), veio a público esclarecer uma matéria publicada nesta segunda-feira (22) pelo site ac24horas, que alegava que servidores municipais teriam viajado em “expedição” à cidade de Maceió (AL), com despesas cobertas por recursos públicos. Segundo o portal, a viagem estaria relacionada à apresentação da quadrilha junina Malucos do Roça.

O presidente da FGB, Klowsbey Pereira, explicou que cinco servidores da fundação acompanharam o grupo cultural, mas ressaltou que todas as despesas da viagem foram custeadas com recursos próprios dos envolvidos, sem qualquer pagamento de diárias ou uso de verbas públicas. Ele acrescentou ainda que o transporte da quadrilha até a capital alagoana, onde ocorreu a competição nacional, também foi financiado exclusivamente pelo próprio grupo, sem qualquer repasse por parte da Prefeitura ou da FGB.

Klowsbey enfatizou que os servidores envolvidos estavam desempenhando funções técnicas de apoio, e não viajando a passeio. Eles acompanharam o grupo como parte de um trabalho que visa fortalecer a presença da cultura acreana em eventos de relevância nacional.

Segundo a FGB, a participação integra uma política de intercâmbio cultural mantida pela fundação desde 2012, ainda em gestões anteriores, com o objetivo de promover a troca de experiências e fortalecer as manifestações culturais do Acre através da integração com outras regiões do país.

Os servidores escolhidos para acompanhar o evento atuam diretamente em áreas como centros culturais, organização de eventos e políticas públicas de cultura. A fundação informou que todas as unidades da FGB continuaram funcionando normalmente durante a viagem, com as equipes que permaneceram em Rio Branco garantindo a continuidade dos serviços.

De acordo com o presidente da FGB, a viagem teve também caráter técnico, visando observar a estrutura dos festivais, os critérios de julgamento e a organização das apresentações — elementos que poderão contribuir para o aprimoramento dos concursos culturais realizados no estado.

A quadrilha junina Malucos do Roça é considerada um dos grupos mais tradicionais do Acre, com forte presença em festivais regionais e nacionais. Sua participação no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, em Maceió, representa uma importante ação de valorização da cultura local, ampliação da visibilidade nacional e incentivo a novos investimentos no setor.

“Quando apoiamos nossos artistas em eventos desse porte, estamos também impulsionando o turismo, a economia criativa, a autoestima do povo acreano e promovendo o reconhecimento nacional da nossa produção cultural”, afirmou Klowsbey.

Por fim, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a transparência, o uso responsável dos recursos públicos e a valorização da cultura local. A gestão também lamenta a veiculação de informações distorcidas, publicadas sem consulta prévia ou espaço para esclarecimento por parte da administração municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *