A Secretaria de Educação e Cultura, através da Coordenação de Desporto Escolar, realizou na tarde de sábado, dia 27, na quadra do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), na Baixada da Sobral, as finais feminina e masculina da fase estadual, categoria sub-14, dos jogos estudantis.
Na primeira partida, as meninas da Escola Santa Maria, localizada no ramal da Piçarreira, região da Vila Acre, enfrentaram a equipe da Escola São José, de Cruzeiro do Sul. O jogo terminou empatado em 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, a Escola Santa Maria venceu por 3 a 2.
No segundo jogo, os meninos da Escola Ame, de Rio Branco, enfrentaram a equipe do Instituto Odilon Pratagi (IOP), de Brasileia. A equipe do Ame marcou um gol no tempo normal, com destaque para o goleiro Abraão do Carmo, mas o IOP empatou no final, levando a decisão para os pênaltis, onde o Ame venceu por 5 a 4. O professor Ralide Mourão, técnico da Escola São José, de Cruzeiro do Sul, ressaltou a importância da participação da equipe. “Enfrentamos dificuldades devido às condições da estrada, mas está tudo ocorrendo conforme o esperado. Nossas alunas trabalharam o ano inteiro para esse momento,” disse.
O técnico da equipe feminina vencedora de futsal, Geovani Guimarães Cordeiro, enfatizou as dificuldades enfrentadas pela equipe, que não tinha um local para treinar, mas mesmo assim alcançou a vitória. “Conseguimos da maneira mais difícil, nos pênaltis, e o mérito é todo delas,” destacou.
A atleta Emily de Melo Azevedo, autora do gol de empate do time da Escola Santa Maria que levou a disputa para os pênaltis, expressou sua gratidão. “Estou muito grata, se não fosse pelo time todo, não estaríamos aqui agora, e estou feliz em poder representar o Acre na fase nacional,” disse.
O professor Ednelson Amorim, técnico do Ame, comemorou a conquista do título estadual como a realização de um sonho. “Iniciamos um trabalho, acreditamos e alcançamos nosso objetivo, sendo campeões com mérito dos atletas, que se dedicaram e mostraram que é possível,” afirmou.
O goleiro Abraão do Carmo, que fez defesas importantes, inclusive durante a disputa nos pênaltis, também estava feliz com a conquista. “Enfrentamos muitas equipes fortes, chegamos desacreditados, mas estamos aqui com força total e agora vamos representar o Acre na fase nacional,” destacou.