Governador Gladson Cameli recebe ministra Márcia Lopes e reforça protagonismo das mulheres na gestão pública do Acre

Nesta terça-feira (22), o governador Gladson Cameli recebeu no Palácio Rio Branco a ministra da Mulher, Márcia Lopes, em um encontro que destacou o papel fundamental das mulheres em cargos políticos e de liderança no Acre. Durante a visita, o chefe do Executivo acreano ressaltou a participação significativa das mulheres na administração estadual, comandando pastas essenciais para o desenvolvimento social, econômico, de saúde e segurança.

“Nas principais secretarias, temos mulheres guerreiras realizando um excelente trabalho, e isso não sou eu quem diz, mas sim as pesquisas de aprovação dessas gestões”, afirmou Cameli.

O governador enfatizou que a atual gestão valoriza a presença feminina e destacou o apoio da vice-governadora Mailza Assis, que também ocupa a pasta de Assistência Social, além da criação da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas, liderada por mulheres indígenas como Francisca Arara e Nedina Yawanawa, importantes lideranças do estado.

Márcia Lopes, que lidera o Ministério da Mulher, compartilhou sua experiência como assistente social e sua trajetória em cargos públicos. Ela destacou as próximas conferências municipais, estaduais e a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres, comemorando o fato de o Acre ser um dos estados que realizará o evento em todos os seus 22 municípios.

“A conferência é um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva, para sonharmos com um mundo mais justo, sem violência, onde as mulheres se sintam valorizadas e protegidas. O Acre tem sido um exemplo nesse processo”, ressaltou a ministra.

Durante a visita, a ministra participou ainda da Conferência Regional das Mulheres Indígenas e falou sobre a próxima 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas, reforçando o compromisso do governo federal em apoiar políticas para as mulheres.

Gladson Cameli aproveitou para destacar a parceria com o governo federal na criação de centros de referência para mulheres nas regionais do Juruá e Alto Acre, e a revitalização de um centro em Sena Madureira. Ele também falou dos programas de combate ao feminicídio e de capacitação para inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Laura Cristina Souza, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres em exercício, afirmou que o governo do Acre está comprometido com o combate à violência doméstica e familiar, sendo o primeiro estado a aderir ao Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio e a aprovar um Plano de Metas para esse enfrentamento.

Em tom de compromisso, o governador convidou a população para a conferência estadual que será realizada no dia 11 de agosto em Rio Branco, afirmando: “Um bom homem cuida das mulheres. Vamos continuar trabalhando para diminuir as desigualdades e construir um Acre mais digno para todas”.

No encontro, a secretária Francisca Arara falou sobre as ações de apoio aos povos indígenas e o fortalecimento das políticas públicas com apoio dos órgãos federais. Cameli também mencionou o calendário de festivais indígenas criado para promover a cultura regional.

O governador destacou a liderança feminina em importantes órgãos do governo, citando nomes como Sula Ximenes no Deracre, Taynara Martins no Detran, Sóron Steiner na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, além das secretárias adjuntas de Saúde e da Comunicação, Nayara Lessa, e a gestora da Secretaria da Mulher, Márdhia El-Shawa.

Participaram do encontro autoridades como a secretária Nacional de Promoção de Direitos Indígenas Giovana Mandulão, a comandante-geral da Polícia Militar do Acre coronel Marta Renata, a coordenadora da Delegacia da Mulher Elenise Carvalho, entre outras lideranças indígenas e representantes de órgãos federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *