Governo do Acre Alerta para Período de Estiagem e Qualidade do Ar

Monitoramento identifica crítica qualidade do ar em municípios como Rio Branco, Bujari e Xapuri; população é orientada a adotar precauções.


O Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) e da equipe da Sala de Situação e Monitoramento Ambiental (Sisma), emitiu um alerta à população sobre os efeitos da estiagem na qualidade do ar.

Nas últimas seis horas, monitoramentos contínuos indicaram alertas críticos em relação à qualidade do ar em municípios como Rio Branco, Bujari e Xapuri.

Os informes sobre a condição do ar no estado do Acre são disponibilizados semanalmente, visando fornecer subsídios para a tomada de decisões pelo governo estadual. Diante do alerta de crise na qualidade do ar, a população é orientada a tomar medidas de precaução.

As leituras sobre a qualidade do ar foram obtidas através da rede de sensores disponibilizada pelo Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre (Ufac), parte da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar estabelecida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), com dados acessíveis em www.purpleair.com. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, enfatiza a importância da atenção no momento atual, apesar dos esforços na redução de focos de queimadas desde o início do ano:

“É fundamental que todos, governo e população, atuem em conjunto. Estamos empenhados em uma força-tarefa na capital e nos municípios, trabalhando na conscientização para prevenir os danos ambientais. Este ano enfrentamos uma situação crítica de estiagem, e por isso, os órgãos de comando e controle ambiental têm intensificado esforços para coibir as queimadas e o desmatamento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *