Governo do Acre Cria Comissão de Farmácia e Terapêutica para Melhorar Gestão de Medicamentos no SUS

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), anunciou nesta segunda-feira, 10, a criação da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). A medida tem como objetivo melhorar a gestão dos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, assegurando a qualidade do serviço farmacêutico e a segurança dos pacientes. A decisão foi assinada pelo secretário da pasta, Pedro Pascoal.

A CFT será um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas, e terá como principal meta estabelecer diretrizes e processos relacionados aos medicamentos.

A comissão será composta por um presidente e um secretário, e suas reuniões ocorrerão a cada três meses, com convocação com antecedência mínima de 48 horas. Em situações de emergência, os membros poderão ser chamados de imediato.

A portaria também estabelece a criação da nova Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (RESME), a ser concluída em até 180 dias após a publicação da norma, desde que haja recursos financeiros disponíveis. Além disso, 90 dias após a publicação da RESME, a comissão deve submeter seu regimento interno ao Conselho Estadual de Saúde.

As resoluções da CFT terão caráter normativo e serão publicadas nos serviços de saúde após aprovação do secretário de saúde. Os membros da comissão não serão remunerados pelo trabalho, em virtude do caráter de interesse público da iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *