Governo do Acre Inaugura Central de Referência em Educação Especial: Um Marco Inédito no País

Fabiano Azevedo do Site Amazônia Agora

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o governo do estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), inaugurou a Central de Referência em Educação Especial. A nova central tem como objetivo oferecer um serviço de atendimento multidisciplinar aos alunos das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino, especialmente os que fazem parte da Educação Especial. O secretário de Educação, Aberson Carvalho, destacou que esta iniciativa é a primeira do tipo no Brasil.

Atendimento Multidisciplinar e Inclusivo

A Central de Referência em Educação Especial está preparada para atender alunos com diversas necessidades, incluindo:

  • Deficiência Intelectual
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Altas Habilidades/Superdotação
  • Transtornos Específicos de Aprendizagem
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do Processamento Auditivo Central

O atendimento é realizado por meio de avaliações que podem ou não incluir laudos médicos, de acordo com a legislação estadual e federal. Além de atender às dificuldades cognitivas, socioemocionais, comportamentais e de autonomia dos alunos, a Central também oferece orientação às famílias.

Estrutura e Funcionamento

O secretário Aberson Carvalho explicou que a Central é um espaço especializado onde uma equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para avaliar os alunos em seus aspectos pedagógicos. A equipe inclui fonoaudiólogos, pedagogos e neuropsicólogos, entre outros profissionais. “O objetivo é criar um programa de vida para garantir o desenvolvimento pleno desses alunos”, afirmou Carvalho.

Apoio Governamental

O governador Gladson Cameli esteve presente na cerimônia de inauguração e enfatizou a importância da iniciativa. “A Secretaria de Educação está cumprindo o seu papel com ações que atendem às necessidades da comunidade. Temos trabalhado para qualificar os alunos e demonstrar que temos um olhar especial para cuidar dessas pessoas”, disse o governador.

Impacto na Comunidade

Luciano Saraiva, pai de um menino autista de 3 anos, ressaltou a importância da Central para as famílias. “Este centro ajudará as famílias a entender os papéis pedagógicos que podem ser aplicados tanto em casa quanto na escola, trazendo benefícios significativos para nossas crianças. É um espaço único no país e acredito que contribuirá bastante para o desenvolvimento dos nossos filhos”, explicou.

Localização e Horário de Funcionamento

A Central de Referência em Educação Especial está localizada na Rua Coronel Alexandrino, n° 301, no bairro Bosque. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *