Governo e Tribunal de Justiça lançam programa Família Acolhedora para crianças e adolescentes

O governo estadual e o Tribunal de Justiça, em colaboração com outras instituições, estão lançando o programa Família Acolhedora.

O objetivo do programa é oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes que, por alguma razão, precisam ser afastados de suas famílias. Atualmente, na maioria dos casos, esses menores são levados para o Educandário Santa Margarida. O Família Acolhedora visa proporcionar uma alternativa, conforme explica o diretor de Assistência Social da Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social do Acre, Hilquias Almeida.

“Normalmente, quando essas crianças precisam ser afastadas, elas são encaminhadas ao educandário. O Família Acolhedora oferece uma alternativa, permitindo que elas sejam acolhidas em um ambiente familiar mais seguro, especialmente no Acre, onde temos municípios isolados,” explica Almeida. O programa pretende oferecer uma equipe técnica composta por psicólogos, pedagogos, entre outros profissionais, para que a criança possa permanecer em sua própria cidade, mantendo seu vínculo comunitário e social, bem como o vínculo familiar. “O programa busca preservar esses vínculos sociais e comunitários, oferecendo um suporte individualizado onde as famílias darão atenção direta à criança e, ao mesmo tempo, reduzir a superlotação nos abrigos. É uma alternativa mais humanizada para acolher essas crianças de forma digna,” explica.

As famílias interessadas em participar precisarão se inscrever e passar por avaliações psicológicas e sociais, além de uma capacitação.

O local e a forma de inscrição serão definidos por um grupo de trabalho composto por representantes do governo, TJ, Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Estadual de Assistência Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *