Holandês ficou à frente da dupla da Williams, composta por Albon e Sainz, em sessão que abre fim de semana no Circuito Gilles Villeneuve
Albon e Sainz surgiram com as melhores voltas no último terço do treino (20 minutos); antes, Max rivalizou na tabela de tempos com Leclerc, que conseguiu retornar para a disputa após sua colisão na curva 4, e George Russell, da Mercedes, quarto mais rápido. Lewis Hamilton fechou o top 5 da sessão, que foi a primeira liderada por Verstappen desde o GP do Azerbaijão em setembro de 2024.

Gabriel Bortoleto no primeiro treino livre para o GP do Canadá de F1 em 2025 — Foto: Mathieu Belanger/Reuters
Bortoleto anotou sua melhor volta já na metade final do treino, quando havia passado dos pneus médios para os macios; nos compostos de faixa amarela, chegou a estar a 2s2 do tempo de referência. Já com a borracha mais macia, sua desvantagem ficou em 1s1. Chegando a desviar da Williams lenta de Albon na pista, o calouro da Sauber andou mais rápido que o colega Nico.
Hadjar abriu a sessão como o mais rápido provisoriament, até ter sua volta superada por Verstappen e, em seguida, Leclerc – este o fez pouco antes de bater na curva 4, passados 15 minutos desde a bandeira verde.

Leclerc desce da Ferrari após bater no treino livre no Canadá — Foto: Glenn Dunbar/LAT Images
O treino recomeçou após quase dez minutos de interrupção, já perto de completar a metade da disputa. Verstappen, então, desbancou Leclerc em 0s022 pela ponta e, embora Russell tenha passado-o com uma volta 0s3 melhor, o holandês voltou a liderar no terço final do treino. Nesta altura, o tetracampeão sustentava ínfimos 0s039 sobre Albon, novo vice-líder, que por sua vez, passou à frente do colega Sainz.
Resultado
- MAX VERSTAPPEN (RBR) – 1m13s193
- ALEXANDER ALBON (Williams) +0s039
- CARLOS SAINZ (Williams) +0s082
- GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s342
- LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s427
- ISACK HADJAR (RB) +0s438
- LANDO NORRIS (McLaren) +0s458
- LIAM LAWSON (RB) +0s544
- PIERRE GASLY (Alpine) +0s624
- CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s692
- YUKI TSUNODA (RBR) +0s734
- FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s779
- KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s809
- OSCAR PIASTRI (McLaren) +1s005
- LANCE STROLL (Aston Martin) +1s010
- GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s131
- OLIVER BEARMAN (Haas) +1s327
- ESTEBAN OCON (Haas) +1s412
- FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1s452
- NICO HULKENBERG (Sauber) +1s628

Classificação final do TL1 no Canadá — Foto: F1
Além da batida de Leclerc, outros incidentes de menor grau foram registrados no treino: ainda nos minutos iniciais, Franco Colapinto acabou rodando com sua Alpine. O calouro Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes também acabou passando reto após travar os pneus, na curva 6; Hamilton foi outro que chegou a girar na pista.
Líder, a McLaren apareceu pouco nesta sessão inicial em Montreal; embora as margens neste TL1 tenham sido pequenas, Lando Norris registrou um discreto sétimo tempo, quase meio segundo mais lento que Verstappen. Seu colega Oscar Piastri apareceu apenas em 14º.

Infos e horários GP do Canadá de Fórmula 1 2025 — Foto: Infoesporte
Fonte: Ge.globo.com