Acidente raro interrompeu voos em Bergamo, na Itália; autoridades investigam falha de segurança
Um homem foi sugado por uma turbina de avião enquanto a aeronave taxiava na pista do Aeroporto de Milão Bergamo, na Itália, na manhã desta terça-feira, segundo veículos da imprensa local. As informações são do Newsweek.
Ainda não está claro se a vítima era passageiro, funcionário do aeroporto ou alguém que entrou indevidamente na área restrita, conforme informou o jornal Corriere della Sera.
A Newsweek tentou contato com o aeroporto de Bergamo por e-mail, mas não obteve resposta.
Contexto
O acidente causou a paralisação imediata das operações no aeroporto de Bergamo, o terceiro mais movimentado da Itália, afetando seriamente os voos em toda a região. Em 2024, mais de 17 milhões de passageiros passaram pelo terminal.
Casos como esse são extremamente raros. Em 2023, um funcionário de aeroporto morreu ao ser sugado por uma turbina da Delta em San Antonio, nos EUA. Já em 2024, uma pessoa morreu ao entrar em um motor ligado no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã.
O que se sabe até agora
Segundo o Corriere della Sera, o avião se preparava para decolar quando o homem, que teria cerca de 35 anos, foi sugado pelo motor. A SACBO, empresa que administra o aeroporto, informou que os voos foram suspensos às 10h20 (horário local) “devido a um problema ocorrido na pista de taxiamento”.
A nota oficial diz ainda que:
“as causas do incidente estão sendo investigadas pelas autoridades”.
Pouco depois do meio-dia, os voos foram retomados. A aeronave envolvida era um Airbus A319-111 da companhia Volotea, que tinha como destino Asturias, na Espanha, segundo dados de rastreamento.
Repercussão
A Volotea publicou um comunicado na rede X (antigo Twitter):
“Estamos investigando relatos de um incidente com nosso voo V73511 BGY-OVD, ocorrido em solo após o embarque e momentos antes da decolagem. Estamos cientes de que uma pessoa sofreu ferimentos graves envolvendo o motor da aeronave. Mais informações em breve.”