O incêndio que atingiu mais de 14 hectares do Parque Nacional da Serra do Divisor no último sábado, 31, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e pelos próprios moradores da região. No total, 30 pessoas trabalharam na linha de frente para conter as chamas.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Josadaque Cavalcante, “Toda a linha de defesa foi estabelecida em um perímetro de mais de um quilômetro de distância, portanto, o incêndio está controlado e restrito à área queimada de 14,5 hectares. Embora ainda haja fumaça, o foco agora é remover o material combustível, já que o incêndio não está mais avançando. É um incêndio de superfície, então ainda há troncos e galhos menores queimando na área já afetada, exigindo intervenção para evitar que uma fagulha cause o reinício do fogo e o avanço além da linha de defesa.”
O incêndio, iniciado em uma área de cultivo, rapidamente se espalhou pela vegetação, colocando em risco várias espécies, muitas das quais são consideradas únicas.