Uma vasta área de terra no Alto Pentecoste, no município de Mâncio Lima, está em chamas há duas semanas, já consumindo mais de 15 hectares de vegetação. Há quatro dias, os bombeiros estão empenhados em controlar o incêndio e, nesta sexta-feira (13), uma máquina está sendo utilizada para criar aceiros e prevenir que as chamas alcancem as residências próximas. Outros dois equipamentos serão empregados até o final do dia.
Segundo os bombeiros, há vários pontos críticos com grandes áreas de vegetação em chamas. “Estamos trabalhando em coordenação com o IMAC e com maquinários do Deracre para construir aceiros. O objetivo é estabelecer uma linha de contenção na BR-307 e na Estrada do Gama. Este é apenas um dos pontos críticos; há outros que ainda precisam ser abordados. O combate ao incêndio é indireto, e os aceiros serão monitorados”, informou o comando do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul.
Atualmente, há sete pessoas do IMAC e quatro bombeiros no local, com um trator já em operação para a construção do aceiro.
As imagens divulgadas pelos bombeiros mostram a extensão do fogo, a proximidade das chamas das residências e o trabalho do trator do Deracre.
Além disso, parte da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Japiim Pentecoste, uma unidade de conservação de uso sustentável, também está em risco.