Da Redação do Site Amazônia Agora
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco para o biênio 2025/2026 confirmou o vereador Joabe Lira (UB) como o novo presidente do Poder Legislativo. A votação ocorreu de forma nominal nesta quarta-feira, 1º de janeiro, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran). Felipe Tchê (PP) foi eleito 1º secretário, e Leôncio Castro (PSDB) assumirá a vice-presidência.
A eleição contou com a participação de todos os vereadores eleitos para a nova legislatura, e os candidatos Éber Machado (MDB) e André Kamai (PT) não obtiveram êxito no pleito. A composição da nova Mesa Diretora também inclui Antônio Moraes (PL), reeleito como 2º secretário, e Lucilene Vale (PP), que foi escolhida como suplente da Mesa.
Em seu discurso após a eleição, Joabe Lira expressou a importância do momento e afirmou que a Câmara Municipal atuará de forma independente, mas também estará disposta a colaborar com o Poder Executivo Municipal. “Hoje é um dia importante para todos nós. O prefeito Tião Bocalom também foi empossado para o seu segundo mandato, com uma votação expressiva, e isso demonstra a aprovação da gestão dele pela população. Nossa proposta é ter uma Câmara atuante, forte e próxima da população. Queremos caminhar em harmonia com o Executivo, reconhecendo os muitos problemas que Rio Branco ainda enfrenta. Apesar dos avanços no primeiro mandato, muito ainda precisa ser feito”, declarou Lira.
O novo presidente enfatizou a independência do Legislativo e destacou a importância de parcerias institucionais, não apenas com o Executivo, mas também com o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas. “A Câmara é um poder independente. Nosso objetivo é fortalecer o mandato de cada vereador e garantir que a Câmara seja um destaque positivo”, afirmou.
Durante a votação, marcada por discursos acalorados, o vereador Antônio Moraes (PL), decano da Casa, reafirmou a preparação de Joabe Lira para assumir a liderança da Câmara, afirmando que ele “está credenciado” para o cargo.
O acordo para a formação da Mesa foi amplamente discutido entre os grandes partidos e anunciado no último dia de 2024, em uma reunião na sede do Partido Progressistas. A composição contou com o apoio do prefeito Tião Bocalom e do governador Gladson Cameli. Um fato que chamou a atenção foi que os três principais cargos da Mesa Diretora serão ocupados por vereadores em seus primeiros mandatos.
Com a eleição de Joabe Lira para a presidência, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco assume um papel de destaque para o biênio 2025/2026, com a responsabilidade de atuar com autonomia e fortalecer o trabalho legislativo na cidade.