O ex-governador do Acre, Jorge Viana, atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), foi o convidado do Pôdicast deste sábado, 23, apresentado pelo renomado publicitário David Sento-Sé e replicado pelo ac24horas.
Em uma conversa abrangente que percorreu diversos temas relacionados à realidade acreana, especialmente no âmbito político, Viana destacou seu comprometimento com a ApexBrasil, comparando sua posição à de um mandato. Segundo ele, o Brasil enfrentou anos de inatividade no que compete à agência, ressaltando a ausência de encontros empresariais com a Alemanha ao longo de oito anos.
“O Brasil estava há muitos anos sem fazer o trabalho que compete à Apex. Eles não andavam. O Brasil estava há oito anos sem fazer um encontro empresarial com a Alemanha. Sabe o que é a Alemanha? É o país mais desenvolvido da Europa e o maior parceiro comercial do Brasil”, afirmou o presidente da Apex.
Ao ser questionado sobre a natureza de seu papel na Apex, Viana reconheceu que presidir a agência é como assumir um mandato. “Este ano eu me entreguei e botei a minha vida nisso. Eu quase não vinha aqui, andei em 21 estados, fui em 25 países, em alguns mais de uma vez, e isso sacrifica”, destacou.
Jorge Viana também fez uma avaliação positiva do lançamento do programa Exporta Mais Amazônia, ocorrido no Acre em novembro passado. Ele ressaltou que o resultado foi altamente positivo, especialmente para setores como o de castanha e frutas. “Foi ótimo, todo mundo que trabalha com castanha, tem várias empresas, vai bombar. Quem trabalha com frutas também”, garantiu.
O ex-senador enfatizou a importância do Brasil como potencial fornecedor de alimentos para o mundo, destacando as iniciativas acreanas no setor, como a Dom Porquito, a Acreaves e o frigorífico Frigonosso.
Com uma agenda intensa e dedicada a impulsionar as exportações brasileiras, Jorge Viana demonstra empenho em promover o crescimento econômico e a inserção do Brasil no cenário global por meio de sua atuação à frente da ApexBrasil.