Kraft Heinz anuncia plano de se dividir em duas empresas até 2026, uma década após megafusão


Nutricionista fala sobre desafios da alimentação saudável
A Kraft Heinz anunciou nesta terça-feira (2) que pretende dividir suas operações em duas companhias independentes, dez anos após a megafusão articulada por Warren Buffett e pela gestora 3G Capital, dos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira
Segundo a empresa, a cisão deve ser concluída no segundo semestre de 2026 e tem como objetivo simplificar a estrutura, reduzir a complexidade e dar mais foco às operações.
As novas empresas Kraft Heinz
No plano, uma das companhias terá atuação global e será responsável por molhos, temperos e pastas, com marcas como ketchup Heinz, cream cheese Philadelphia e Kraft Mac & Cheese.
A outra será dedicada ao mercado norte-americano de itens básicos de supermercado, incluindo Oscar Mayer, Kraft Singles, Lunchables e Capri Sun, com faturamento estimado em US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 54 bilhões, na cotação atual).
O atual CEO da Kraft Heinz, Carlos Abrams-Rivera, ficará à frente da divisão norte-americana, enquanto o conselho de administração já busca nomes para comandar a operação global.
A separação marca uma mudança de rumo no setor de alimentos, que antes apostava em grandes fusões. Em 2023, por exemplo, a Kellogg se dividiu em duas empresas, e a Keurig Dr Pepper iniciou o fim da união com a fabricante de café Green Mountain.
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Desafios e cenário de mercado
Nos últimos anos, a Kraft Heinz tem enfrentado uma queda de demanda por alguns de seus principais produtos, como maionese, macarrão instantâneo e sucos.
Em julho, a empresa de alimentos registrou prejuízo no segundo trimestre, com uma perda de US$ 9,3 bilhões (cerca de R$ 50 bilhões) após a desvalorização de suas ações na bolsa americana.
Para recuperar espaço, a Kraft Heinz tem lançado produtos mais acessíveis e revisado suas receitas, como a versão maior do macarrão com queijo, vendida a menos de US$ 2, e melhorias nos biscoitos usados nos Lunchables.
The Kraft Heinz Company
Kim Hong-Ji/Jonathan Ernst/Reuters

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