O Hospital da Criança de Rio Branco está com 95% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, restando apenas uma vaga disponível, conforme o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) atualizado nesta sexta-feira (2). Dos 20 leitos da UTI, 19 estão em uso.
A ocupação nos leitos clínicos pediátricos também é elevada, com 44 dos 50 leitos ocupados. A maior parte dos casos está relacionada ao vírus sincicial respiratório, que tem causado um aumento nos casos de bronquiolite, principalmente em bebês de até dois anos.
A bronquiolite é uma infecção viral que afeta os bronquíolos, pequenas vias aéreas nos pulmões. A doença é comum em crianças pequenas e pode causar sintomas como tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar e febre. Em casos mais graves, a internação hospitalar e o suporte respiratório podem ser necessários.
De acordo com o boletim epidemiológico das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), entre a 1ª e a 15ª semana epidemiológica de 2025, o Acre já registrou mais de 240 notificações de síndromes gripais em crianças de zero a nove anos.