O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), participou do programa da Rádio Gazeta 93 FM nesta quinta-feira, 26, onde criticou a atual administração de Tião Bocalom (PL) e apresentou suas propostas para setores como abastecimento de água, infraestrutura e saúde pública. Ele destacou a construção de uma policlínica no Segundo Distrito como uma das suas principais iniciativas.
Se eleito, Marcus Alexandre planeja enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para a contratação de médicos e a implementação do programa “Corujão” para a realização de exames. Ele apontou a escassez de profissionais de saúde como um problema, enfatizando a necessidade de garantir pediatras, ginecologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, além de médicos especializados no tratamento de crianças com autismo e TDAH. “Temos mais de 1.200 crianças na fila de espera. Nosso objetivo é construir uma nova policlínica no Segundo Distrito para melhorar o atendimento à população”, afirmou.
Sobre segurança, Marcus garantiu que a criação da Guarda Civil Municipal está incluída em seu plano de governo, mas ressaltou que isso exige planejamento, desde a realização de concursos públicos até a aquisição de veículos e a construção de uma base operacional. Ele também pretende estabelecer convênios com a Polícia Militar para reforçar a segurança pública.
Em relação à educação em Rio Branco, o candidato lamentou que cerca de 2.500 crianças estejam fora da escola e se comprometeu a construir novas creches, reabrir escolas fechadas e nomear os aprovados no concurso de 2019 da gestão Socorro Neri. “Em 2018, matriculamos 25 mil crianças. Este ano, foram 22.500, deixando milhares fora de sala de aula. Precisamos mudar essa situação”, declarou.
Na área do esporte, Marcus Alexandre anunciou a retomada do calendário esportivo com várias atividades e o retorno do programa Corpão Comunitário, além da reforma de quadras esportivas.