O candidato à Prefeitura de Rio Branco pela coligação “Bora Rio Branco”, Marcus Alexandre (MDB), propõe reativar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas municipais, conforme detalhado no Plano de Governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Marcus Alexandre argumenta que a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em 2018 transferiu aos municípios a responsabilidade de promover a segurança pública, considerando a proximidade das prefeituras com a realidade local. A atuação municipal deve focar na prevenção primária, abordando tanto o ambiente físico quanto social, para reduzir os riscos de crimes e violência na cidade.
Além disso, Alexandre promete fortalecer as ações do Conselho Municipal de Segurança Pública. “A segurança pública é responsabilidade de todos e dever do Estado. A colaboração para manter uma sociedade segura deve envolver todos os órgãos e a participação ativa da sociedade. A segurança deve ser gerida por meio de estratégias preventivas, de médio e longo prazo, com ações integradas voltadas para a construção de um ambiente social harmonioso e seguro”, destaca o plano.
Atualmente, Rio Branco enfrenta altos índices de criminalidade e violência, gerando uma sensação constante de insegurança entre os moradores. Os dados de 2023 mostram 102 homicídios e 217 tentativas de homicídio na cidade, com 40% dos casos sendo feminicídios. Além disso, houve um aumento de 43% nos casos de suicídio em comparação ao ano anterior.