O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, declarou nesta segunda-feira, 24, estado de emergência em oito municípios do Acre afetados por inundações. A medida, formalizada na Portaria nº 842/2025, foi assinada pelo secretário substituto Rafael Pereira Machado na última quinta-feira (20) e garante que as cidades atingidas possam acessar recursos e suporte federal.
Os municípios em situação de emergência são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.
A decisão segue o Decreto nº 11.654/2025, emitido pelo governo do Acre, que já havia declarado emergência no estado devido aos efeitos das cheias. O reconhecimento federal segue a classificação do COBRADE (Código Brasileiro de Desastres) como “Inundação Gradual” (1.2.1.0.0).
Com a portaria, as prefeituras podem pedir apoio logístico e financeiro para ações de socorro, assistência humanitária e recuperação da infraestrutura danificada. O governo federal também poderá liberar recursos do Orçamento de Guerra e do Fundo de Defesa Civil, se necessário.