O Ministério Público do Acre apresentou nesta sexta-feira, 30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, o projeto “Eu Digo Não à Corrupção”. Destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual, o projeto inclui um concurso de redação com prêmios para os três melhores textos. A iniciativa é fruto da colaboração entre o MP, o governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Federação das Indústrias do Acre (Fieac).
O Procurador Geral de Justiça, Danilo Lovisaro, ressaltou que o projeto visa promover a ética e a cidadania entre os jovens. “Queremos incutir nos jovens, que ainda estão em processo de formação, um comportamento ético que possa contribuir para uma sociedade mais justa e livre da corrupção. Essa é uma semente que está sendo plantada para garantir que futuros cidadãos e profissionais adotem práticas corretas e respeitem as leis e normas sociais”, afirmou Lovisaro.
Reginaldo Prats, secretário adjunto estadual de educação, detalhou que o projeto inclui alunos das escolas de tempo integral em Cruzeiro do Sul e Rio Branco. A premiação dos vencedores do concurso de redação será anunciada em breve. “O projeto prevê a premiação dos três melhores textos em cada escola, com a seleção dos melhores de cada região a ser anunciada posteriormente”, explicou Prats.
Os alunos já estão se preparando para as redações sobre a importância do combate à corrupção, um tema relevante, especialmente em ano eleitoral. Eglaini da Silva, de 18 anos, estudante da Escola Craveiro Costa, mencionou a relevância do tema e a conexão entre corrupção e práticas cotidianas. “Vejo a oportunidade de mostrar como a corrupção não está apenas na política, mas também em pequenos atos do dia a dia. Espero escrever uma boa redação e, quem sabe, ganhar o prêmio”, concluiu.
O projeto “Eu Digo Não à Corrupção” também será lançado em Rio Branco.