Municípios do Juruá Adotam Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) tem intensificado a política de segurança alimentar na região do Juruá. Após Cruzeiro do Sul, na última sexta-feira, 21, os municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima formalizaram sua adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Segundo o governo, essa adesão reflete o compromisso das administrações locais em assegurar à população o acesso a alimentos de qualidade, em quantidade adequada e de forma contínua. A chefe do Departamento de Segurança Alimentar da SEASDH, Nilce Vilaço, destacou que o Sisan é uma iniciativa federal, em parceria com os estados, para garantir o direito humano à alimentação adequada.

Dessa forma, os gestores se comprometem a implementar ações alinhadas com as políticas do sistema, além de colaborar com os governos federal e estadual para garantir a segurança alimentar. “Essa é uma determinação da nossa secretária e vice-governadora Mailza, visando enfrentar os desafios da região, como as questões de diversidade geográfica e socioeconômica”, afirmou.

A articulação com os gestores municipais inclui ações voltadas para o fortalecimento do setor rural, como feiras de alimentos locais que incentivam a produção sustentável. Além disso, o acesso a recursos estaduais e federais será crucial para o desenvolvimento de projetos de segurança alimentar, incluindo programas de educação nutricional e apoio à agricultura familiar.

Em Mâncio Lima, a cerimônia de adesão contou com a presença do prefeito Zé Luiz Gomes e da secretária municipal de Assistência Social, Ângela Valente, além de técnicos e assessores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *