Durante a última noite, o nível do Rio Acre continuou a diminuir, segundo medições divulgadas pela Defesa Civil. Atualmente, o nível do manancial está em 16,20 metros, o que representa uma redução de 48 centímetros em relação ao registrado às 18 horas do dia anterior.
A tendência é que a retração do nível do rio ocorra em uma velocidade ainda maior nas próximas horas. Com isso, há expectativa de que o Rio Acre saia da cota de alerta na capital acreana, estabelecida em 14 metros, até a manhã de segunda-feira.
“O normal é que agora a velocidade de descida seja maior. Creio que na segunda-feira pela manhã já estaremos fora da cota de transbordamento. Agora é aguardar o rio baixar para a margem de segurança, que é de 11 metros, para começarmos a pensar em desmobilizar os abrigos e preparar a volta para casa”, afirmou Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.
A redução do nível do Rio Acre traz alívio para os moradores da região, que enfrentaram dias de preocupação devido às enchentes. Com a perspectiva de saída da cota de alerta, espera-se que as condições melhorem gradualmente, possibilitando o retorno à normalidade para as comunidades afetadas.
A Defesa Civil e demais autoridades locais continuam monitorando de perto a situação e fornecendo assistência às áreas atingidas.