Após o governo anunciar o cancelamento das provas objetivas e discursivas do concurso da educação, realizadas no último domingo, 1º, ainda não foi definida uma nova data para a aplicação dos exames.
De acordo com o secretário de educação Aberson Carvalho, há um consenso de que as provas deverão ocorrer somente após o carnaval de 2025, possivelmente em março. Esse período será necessário para que a banca organizadora divulgue um novo cronograma. “São 46 mil pessoas inscritas. Para se ter uma ideia, o Enem teve 16 mil inscritos. Agora, precisamos elaborar um novo cronograma com calma, levando em conta que muitos candidatos são de outros estados”, explicou.
O gestor da educação no Acre informou que, no último domingo, 159 escolas em todo o estado foram utilizadas para a aplicação das provas, com cada escola abrigando entre 8 e 10 salas de aula como locais de exame. Quanto à continuidade da mesma banca organizadora, Carvalho afirmou que é necessário cumprir o contrato firmado.
“Estamos aguardando divulgar um novo cronograma com as datas. A razão para não trocar a organização é simples: precisamos respeitar o contrato estabelecido. Para garantir isonomia e transparência, decidimos cancelar as provas”, concluiu.