Onda polar chega ao Acre com ventos fortes e baixa umidade: Previsões de Friale

O pesquisador Davi Friale anunciou nesta sexta-feira, 23, que uma nova onda polar chegará ao Acre neste domingo (25), trazendo ventos fortes, com rajadas que podem exceder 50 km/h em algumas áreas. De acordo com Friale, esta será a décima quarta onda polar do ano e a oitava friagem de 2024. A informação foi compartilhada pelo portal O Tempo Aqui.

Antes da chegada da onda polar, o sábado será marcado por calor intenso, com possibilidade de novos recordes de temperatura para o ano. Chuvas esparsas podem ocorrer tanto no sábado quanto no domingo, com chances moderadas de serem fortes e acompanhadas de raios, especialmente a partir da tarde e noite de domingo no leste e sul do Acre, e ao longo de todo o domingo no Vale do Juruá.

Friale destacou que, embora a onda polar seja forte, o principal destaque não será a queda acentuada da temperatura, mas sim os ventos intensos e a ampla extensão da massa de ar frio, que afetará todo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás (centro, sul e oeste), Amazonas (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), além de áreas da Bolívia (planícies) e do Peru (região de selva), e outros estados brasileiros.

Além disso, Friale alertou para a baixa umidade do ar, que poderá variar entre 15% e 25 a partir deste domingo e pode persistir por vários dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde, umidade entre 21% e 30% é considerada um estado de atenção para a saúde, enquanto níveis entre 12% e 20% indicam estado de alerta. Até agora, a menor umidade registrada no Acre este ano foi de 20%, em Rio Branco, no dia 13 de agosto. A partir de segunda-feira, o tempo seco e ensolarado deverá predominar por vários dias no Acre, explicou Friale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *