Operação Catrimani prende três pessoas e apreende armas e materiais de garimpo na terra indígena Yanomami em Roraima

Na última semana de maio, as Forças Armadas deram continuidade às ações de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), ao desencadear a missão “HUKE III”, parte da Operação CATRIMANI II, em ação. A atuação, que ocorreu em articulação com a Casa de Governo em Roraima, se deu na localidade de Mucuim, tendo participado mais de 20 militares e um helicóptero do 4⁰ Batalhão de Aviação do Exército (4⁰BAvEx), sob a coordenação do Comando Operacional Conjunto.

A ação teve como objetivo prevenir e repreender ilícitos transfronteiriços, relacionados ao garimpo ilegal, que ameaçam os indígenas e os recursos naturais da região, que, recentemente, foi alvo de confronto entre integrantes da Força Nacional e garimpeiros, especificamente em Palimiú, na madrugada de 21 para 22 de maio.

Durante a Operação, foram apreendidos: uma submetralhadora SMT 40; uma espingarda calibre .12; uma pistola calibre .40 e um revólver calibre .38; além de munições dos referidos armamentos; rádios transmissores; colete balístico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *