Operação do MPPA desarticula esquema criminoso de fraudes licitatórias

Uma operação do Ministério Público do Pará (MPPA) cumpriu 27 mandados de busca e apreensão em uma investigação sigilosa que tem como alvo uma organização criminosa envolvida em crimes licitatórios em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado.

Empresários e agentes públicos são suspeitos de participar de fraudes que desviaram centenas de milhões de reais dos cofres públicos. Entre os itens apreendidos estão meio milhão de reais e 17,6 mil euros em dinheiro vivo, além de armas e munições ilegais.

Chamada de “Operação Locus II – fase Terra comPrometida”, a ação foi conduzida por agentes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com mandados cumpridos em Canaã dos Carajás e Parauapebas. Nenhuma prisão foi realizada.

As ordens partiram da Vara de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), incluindo a imposição de medidas cautelares.

As investigações apontam que a quadrilha operava um esquema de frustração do caráter competitivo de licitações e fraude em contratos, além de envolvimento em crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *