A Polícia Federal no Acre deflagrou nesta quinta-feira (22) a Operação Neonatus, voltada ao combate de uma organização criminosa atuante no estado. A operação foi realizada em três municípios do Acre e em três outros estados.
Após investigações, foi identificado que a organização criminosa estava envolvida no tráfico de drogas tanto local quanto interestadual, principalmente para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Além disso, o grupo estava envolvido na falsificação de documentos públicos e na ocultação de bens e valores provenientes de atividades ilícitas.
Ao todo, estão sendo cumpridos 36 mandados judiciais em cidades do Acre (Rio Branco, Epitaciolândia e Assis Brasil), Rio Grande do Norte (Natal e Extremoz), Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes) e São Paulo (capital). Entre os mandados estão 18 de busca e apreensão, 14 de prisão preventiva, um de prisão para cumprimento de pena, três de sequestro de bens e ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias dos investigados, totalizando cerca de R$ 3,3 milhões.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados, conforme sua participação, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro.