Operação Resquícios: Polícia Federal investiga esquema de fraude em licitação em municípios do Acre e Rio Grande do Norte

Fabiano Azevedo do Site Amazônia Agora

Agentes públicos direcionavam licitações em Porto Walter, enquanto esquema empresarial superfaturava contratos e lavava dinheiro

Na manhã desta terça-feira (7), uma operação da Polícia Federal, intitulada Operação Resquícios, foi deflagrada nas cidades de Porto Walter e Cruzeiro do Sul, no Acre, e em Rio Branco, além da cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. A ação tem como alvo um esquema de fraude em licitação, lavagem de capitais e organização criminosa que teriam ocorrido nas prefeituras desses municípios.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema investigado era composto por dois núcleos. O primeiro, de natureza política, era formado por agentes públicos que direcionavam e favoreciam determinadas empresas em licitações realizadas em Porto Walter. O segundo núcleo, de caráter empresarial, superfaturava os objetos das licitações e operava a lavagem do dinheiro, remetendo parte dos valores aos agentes públicos envolvidos.

A operação mobilizou aproximadamente 40 Policiais Federais, que cumpriram 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Pau dos Ferros, por determinação da Vara Única da Justiça Federal da Subseção de Cruzeiro do Sul.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, conforme o artigo 337-L do Código Penal, além dos crimes de Lavagem de Capitais, previsto no art. 1° da Lei 9.613/1998, e Organização Criminosa, previsto no art. 2° da Lei 12.850/2013.

O nome da operação é uma referência aos indícios de cometimento de delitos que foram encontrados em outras investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul. No total, foram cumpridos quatro mandados na capital do Juruá, dois em Porto Walter e outros dois em Rio Branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *