Personagem de Matheus Nachtergaele em Renascer, Norberto vai falar tantas vezes “amor de quenga” no capítulo de sábado (6) que vai parecer até que ele está entoando o hit de Pabllo Vittar. Em cenas da novela das nove da Globo, o comerciante vai lembrar sua história com Jacutinga (Juliana Paes). A cafetina é a grande paixão do personagem, que decidirá sair atrás dela e viverá novas aventuras no remake.
Tudo começará depois que Sandra (Giullia Buscacio) encontrar Norberto bebendo supostamente com a amada –ele estará imaginando Jacutinga na sua frente, servirá uma bebida, puxará a cadeira para ela se sentar e até conversará com a mulher invisível antes de convidá-la para dançar.
A gestante dará a ideia de ele ir atrás dela. Rachid (Almir Sater) ficará sabendo disso e insistirá na caça à cafetina. “Como é que vô encontrá dona Jacutinga, home do céu, se ela se picô daqui sem dêxa rastro? O que eu sei é que ela nasceu em Sambaituba, foi pra Ilhéus, antes de se caí pros lado de cá… Fora isso não sei mais de nada da vida dela”, explicará o dono do bar.
Iolanda (Camila Morgado) também afirmará que ele tem de sair atrás do paradeiro da mulher que ama. “O que adianta í atrás d’uma mulé que foi s’embora e me largô aqui?”, indagará Norberto. Rachid dirá que o que não adianta é o amigo passar a vida chorando por saudade dela.
Será nesse momento que Norberto entrará em uma espécie de transe sobre o grande amor de sua vida. “Quem foi que disse que eu tive amor nessa minha vida? Amor de quenga não conta! Era dona Jacutinga quem dizia isso: que num tem sentimento mais amargo nesta vida que amor de quenga… Mais ela num sabe o que é amá uma!”, declarará o apaixonado.
Rachid ficará sem entender direito o que ele quer dizer. “Amor de quenga…. Home… Não tem nem sentido uma coisa dessa… E mais: o que eu ia fazê com a minha vida?”, declarará o comerciante, que alegará não poder ir atrás do “amor de quenga” porque tem sua venda para abrir todos os dias e clientes para atender. Iolanda se oferecerá para cuidar do estabelecimento.
Buscas começam em Ilhéus
Noberto, então, ficará rabugento, repetindo sem parar: “Onde já se viu largar tudo por um amor de quenga?”. Ele acabará sendo voto vencido, ficará falando sem parar “amor de quenga”, feito criança birrenta, enquanto Rachid e Iolanda decidirão como começará a busca pela cafetina.
“Nós nôm tem que sabê de nada agora… Nós vai e encontra o rastro dela bremêro... Debois nós vê o que faz!”, decretará o libanês. Ele e Norberto começarão as buscas após essa cena. Na semana que vem, eles irão a Ilhéus atrás do rastro de Jacutinga.
Norberto acabará desistindo de procurar a amada e cairá em depressão. Ele será encontrado desmaiado depois de uma bebedeira, segurando uma carta para a quenga. Rachid, então, sairá sozinho atrás dela e sumirá no mundo.
Na versão original de Renascer, em 1993, essa busca pela cafetina não existiu. O autor Bruno Luperi quer que Juliana Paes volte a participar do remake na reta final para uma ação inédita. A atriz viveu Jacutinga na primeira fase da trama e apareceu envelhecida na despedida da personagem, que depois fechou o bordel e se mandou da vila.