Por Cristiana Tavares
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) entregou, nesta terça-feira (8), 32 motocicletas a seus respectivos donos. Os veículos haviam sido recuperados durante operações realizadas nos municípios de Manacapuru e Coari, como parte da 7ª fase da Operação Amazonas Sem Fronteira, voltada ao combate de furtos e roubos de veículos em todo o estado.

Ao todo, 43 motocicletas foram apreendidas pelas equipes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) durante as ações no interior. As que já foram devidamente identificadas passaram por processo de restituição aos proprietários.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, explicou que além da recuperação de veículos, a operação busca entender a logística adotada pelos grupos criminosos. Segundo ele, há uma tendência dos veículos serem subtraídos em Manaus e levados ao interior para circulação ou revenda clandestina.
“Esse tipo de crime não envolve apenas o furto em si, mas uma cadeia de ações criminosas. Nosso trabalho tem sido entender como essa rede opera e impedir sua continuidade”, afirmou Fraga. Ele também informou que, somente em 2024, a Polícia Civil já localizou 131 motocicletas em diferentes regiões do estado.
Ações no interior
Rodrigo Barreto, delegado titular da DERFV, destacou o reforço das ações nos municípios fora da capital. Segundo ele, as operações em Coari e Manacapuru ocorreram nos meses de abril e maio, respectivamente. A partir de informações repassadas por denúncias e investigações locais, as equipes conseguiram localizar e apreender dezenas de motocicletas.

“As motocicletas foram levadas para os municípios após serem furtadas em Manaus. Com apoio das delegacias locais e do Departamento de Polícia do Interior, conseguimos identificar os veículos e fazer a devolução com segurança”, detalhou Barreto.
Ele também alertou para os cuidados na hora de adquirir veículos usados. “Muitas pessoas compram essas motocicletas sem saber que são fruto de crimes, já que os golpistas adulteram placas e documentos. É essencial verificar a procedência antes da compra.”
A Operação Amazonas Sem Fronteira segue em andamento com previsão de novas etapas, especialmente em regiões de difícil acesso, ampliando a cobertura de combate a esse tipo de crime.
Foto: Divulgação/PC-AM
Fonte: Imediatoonline.com