O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, declarou nesta quarta-feira (14) que planeja criar uma terceira matriz de produção de água para a capital, utilizando reservatórios na parte alta da cidade. A proposta inclui a construção de um lago artificial em uma área de 20 hectares.
Bocalom explicou que as duas fontes atuais de captação de água para o abastecimento da cidade – o Rio Acre e a perfuração de poços – podem não ser suficientes para garantir o fornecimento ao longo do ano.
“O Rio está secando, infelizmente. Temos um projeto de perfuração de poços em andamento e agora estamos iniciando um projeto para construir lagos. A esperança é que, com essas três fontes de captação, possamos resolver o problema de água em Rio Branco”, afirmou Bocalom.
O prefeito mencionou que, preliminarmente, a administração está estudando uma área de 20 hectares na margem da BR-364, entre o loteamento Bom Sucesso e a Estação de Tratamento 2, onde o lago, com cerca de 10 metros de profundidade, seria construído.