Durante visita ao Parque de Exposições Wildy Viana na quinta-feira, 13, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), comentou sobre a grave situação do sistema de abastecimento de água da cidade. As Estações de Tratamento de Água (ETA) I e II estão fora de operação, o que paralisou completamente o fornecimento de água.
De acordo com Bocalom, a ETA I foi severamente danificada por volta das 3h30 desta quinta-feira (13), quando a balsa que sustenta as bombas foi virada pela força da correnteza e o impacto de balseiros. A ETA II, que já estava inoperante, é responsável por 60% do abastecimento de água da cidade, o que resultou em uma interrupção total da produção de água.
O prefeito pediu que a população economizasse a água disponível, destacando que a ETA II deve voltar a funcionar em breve, com a ETA I seguindo logo depois. Ele também informou que, no final de dezembro, a Prefeitura recebeu apoio do Governo Federal, com recursos de quase R$ 17 milhões, para a reconstrução da ETA II, com previsão de conclusão até abril.
Bocalom ainda mencionou que o governo estadual utilizará um recurso antigo para viabilizar uma nova estação de captação para a ETA I. Ele pediu paciência à população, destacando que o problema é recorrente devido às cheias do Rio Acre.
Sobre o estudo realizado há dois anos para perfuração de poços como alternativa, o prefeito explicou que o solo apresenta dificuldades, mas afirmou que já estão em andamento licitações para a perfuração de poços profundos e rasos.