Prefeitura de Rio Branco intensifica ações para atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está fortalecendo o trabalho do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). O objetivo é identificar, atender as necessidades básicas e encaminhar para políticas públicas ou acolhimento as pessoas em situação de rua na capital.

Como funciona o atendimento

O Seas atua de forma contínua, 24 horas por dia, atendendo solicitações via telefone (9 9943-4305), serviço de Busca Ativa e a rede de apoio. Contudo, o principal ponto de referência para encaminhamentos permanece sendo o Centro POP, que é uma das portas de entrada para os serviços assistenciais.

Segundo a legislação brasileira, a abordagem social não realiza retiradas compulsórias das ruas. Em vez disso, as ações são planejadas para compreender o histórico das pessoas, estabelecer vínculos e promover sua reinserção familiar, comunitária e nas políticas públicas, como saúde, educação e cidadania.

Abordagem e triagem

As equipes percorrem diversos pontos da cidade, identificando pessoas em situação de rua, realizando cadastros e promovendo a aceitação dos serviços disponíveis. Quando há necessidade de acolhimento, a triagem verifica documentos, necessidades médicas e, no caso de mulheres, possíveis situações de violência ou abuso.

“Diariamente, nossa equipe aborda pessoas em situação de rua com o objetivo de proporcionar dignidade ao cidadão. São homens e mulheres que precisam e vão receber toda a atenção necessária para que a rua não seja mais a sua moradia”, afirmou o secretário da SASDH, João Marcos Luz.

Rede de atendimento

Após a triagem, os usuários são encaminhados para o Centro POP ou a Unidade de Acolhimento Dona Elza, de acordo com a avaliação da equipe técnica. Esses locais oferecem alimentação, higiene pessoal, acompanhamento psicossocial e encaminhamentos diversos, visando a cidadania e a autonomia.

“Rio Branco possui uma rede assistencial que preza pelo resgate da dignidade e da independência cidadã da população em situação de rua, com zelo e cuidado. Não basta apenas tirar a pessoa da rua; é preciso convencê-la a não voltar mais e a construir um novo caminho na vida”, destacou João Marcos Luz.

Ações complementares

Além do acolhimento, a SASDH também realiza encaminhamentos para cursos de qualificação profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendimento jurídico, apoio terapêutico para superação de vícios e, em breve, iniciativas voltadas para a inserção no mercado de trabalho.

“A assistência social de Rio Branco busca amenizar as condições de vida de quem está nas ruas e proporcionar oportunidades para que possam reconstruir suas histórias”, concluiu o secretário.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reforça seu compromisso com a dignidade e a cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *