Programa Municipal de Educação Fiscal 2025 em Rio Branco, tem com foco na conscientização sobre cidadania fiscal e controle social
https://youtu.be/99jo8zdLWUA
A Prefeitura de Rio Branco deu início ao Programa Municipal de Educação Fiscal 2025 nesta terça-feira (5), no auditório da Amac. O evento contou com a presença do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, do secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, da chefe de gabinete Kelen Bocalom, do delegado da Receita Federal no Acre, Claudenir Franklin, além de professores e alunos da rede municipal de ensino.
O objetivo do programa é apresentar à comunidade escolar e à sociedade em geral as diretrizes da iniciativa, que visa promover a conscientização sobre a importância da cidadania fiscal, do controle social e da correta aplicação dos recursos públicos.
O objetivo do programa é apresentar à comunidade escolar e à sociedade em geral as diretrizes da iniciativa. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Durante a cerimônia, alunos das escolas municipais Bom Jesus, do bairro Taquari, e Zaquel Machado, do km 30 da Estrada de Boca do Acre, realizaram apresentações culturais, como uma peça teatral e um rap, que abordaram os valores dos impostos para uma boa gestão municipal.
O prefeito ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação social. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O prefeito da capital ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação social, destacando que ensinar sobre cidadania fiscal desde cedo é um dos pilares para o desenvolvimento da cidade.
“As pessoas precisam entender que, quando elas pedem asfalto, quando pedem melhorias na saúde, na educação, é o IPTU delas que ajuda a fazer isso. Então, elas precisam pagar o seu IPTU. É nessa linha que procuramos trabalhar: na base da educação, da educação fiscal – e não na base da opressão, multando, e aquela coisa toda”, enfatizou o prefeito.
O Programa Municipal de Educação Fiscal 2025 tem como público-alvo, especialmente, o público infantojuvenil, utilizando uma linguagem acessível e lúdica para tratar de temas como arrecadação de impostos, orçamento público e responsabilidade cidadã. A proposta é incentivar o entendimento sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa e transparente, além de estimular a participação ativa na fiscalização dos gastos públicos.
Esse esforço educativo visa conscientizar o cidadão sobre a importância dos tributos e como eles são utilizados para financiar os serviços públicos essenciais, promovendo a formação de cidadãos responsáveis e conscientes, desde a infância.
Foco na cidadania fiscal
O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, destacou a relevância do programa, que oferece aos alunos da rede pública municipal acesso a informações sobre os tributos municipais.
“Esse projeto é um projeto de cidadania, onde o aluno da escola pública municipal tem acesso a informações sobre os tributos municipais”, afirmou Wilson Leite. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Esse projeto é um projeto de cidadania, onde o aluno da escola pública municipal tem acesso a informações sobre os tributos municipais. Eles entendem cada modalidade de desconto e passam a ser divulgadores desses tributos em suas casas”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, mencionou que, este ano, o programa traz uma novidade: a premiação em dinheiro para alunos, professores e diretores.
“Este ano, o programa traz uma novidade: a premiação em dinheiro para alunos, professores e diretores”, disse Bestene. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A Prefeitura inova este ano com premiação em dinheiro para nossos alunos, professores e diretores. E a cada ano, vamos melhorando os indicadores e implementando esses programas dentro da educação municipal. Parabenizo todos os envolvidos, em especial o nosso prefeito”, disse Bestene.